quinta-feira, setembro 01, 2005

A Negação do Ser

"Esta frase é falsa" - se esta frase disser a verdade é falsa e se não disser é verdadeira. Mas, "pera", essa frase não é verdadeira, nem falsa, essa frase é o quê? Bom, essa frase me parece um desafio a lógica... Nada parece poder negar a verdade da sua existência, nem mesmo uma simples frase. Nada pode denunciar a falsidade da sua existência. Pelo menos em um mundo, onde a lógica ainda tem vez.

Depois de algum tempo de verdadeira convulsão mental consegui chegar a algumas conclusões a respeito da frase e fiquei feliz de saber que, pelo menos um filósofo, chegou a algo parecido. Não sei se por mim ou por ele...
Parmênides disse, segundo Chauí, que o Ser é sempre idêntico a si mesmo. O pensamento e a linguagem verdadeira só seriam possíveis com as coisas iguais a elas próprias.Assim, se uma coisa tornar-se contrária a si mesma, como a frase, deixará de ser, e em seu lugar se seguiria o impensável, o indizível.
Eu, teólogo de Paulo Afonso, segundo eu, digo que semelhantemente o pecador que nega a Deus, Aquele que É, deixa de ser.
Ficarei feliz se souber que Santo Agostinho ou Tomás de Aquino chegaram a mesma conclusão. Por eles...