domingo, março 05, 2006

Vivendo e Aprendendo

Aulas. É sempre interessante observar como pipocam comunistas nos grandes colégios de alta classe média. Se há algum acerto em Marx, com certeza é quando diz que o capitalismo fomenta a própria destruição. A burguesia paga bons salários a professores que incitam nos estudantes o ódio a ela e ao sistema que permitiu seu progresso. Enquanto isso os papais da classe média sempre estão dispostos a pagar para que seus pimpolhos aprendam a jogar no mato os valores que embasaram a nossa civilização e dos quais deveriam ser os mairoes defensores.
Tremendo desgaste diário Os professores vermelhos atacam cada um de seu lado: de História aclamam Marx como o gênio que soube redesenhar a perspectiva pela qual víamos o passado; de Geografia se referem aos EUA como Grande Satã; de Português recomenda a leitura de Caros Amigos como revista séria e neutra; de Biologia nos mostra toda a riqueza da natureza e conta uma história para nos convencer que tudo vem de uma evolução cega.
Algumas vezes a coisa é tão séria que parece ser problema de sanidade mental: um professor de Matemática quis nos mostrar que tudo era relativo através da soma 1 + 1 - ele disse que era 2, mas podia ser 10 (binário)!
Um professor porém alerta: "Não se envolvam com o que estão estudando. Isso que vocês vêem aqui, vocês não vêem por ser verdade. Vocês vêem porque é disso que vocês precisam, é isso que eles esperam de você."
O estudo deixou de ser um tributo à verdade, de ser instrumento para a nossa perfeição. Agora é oleiro que nos molda para nos acomodar em algum canto.

3 Comments:

At 8:40 PM, Anonymous Anônimo said...

Não sei se concordo totalmente, nem mesmo em parte... Temos conceitos diferentes sobre certos aspectos, e não vale a pena discuti-los aqui, pois nem vc irá mudar o seu pensamento, nem eu ;]
Mas foi uma bela "volta aos posts" ^^

 
At 5:55 AM, Blogger Santa said...

Luiz, que bom que voltou!!! É, eles estão voltando. Imagine nas escolinhas e universidade do MST.Eles não têm sítio nem dinheiro para plantar, mas até 2005 vão inaugurar a segunda universidade.
Um beijo.

 
At 8:40 PM, Blogger Lelec said...

Ótimo texto de um ótimo blog!
O pior não é quando a professora de português recomenda "caros amigos"... O pior é quando ela obriga seus alunos a ler Paulo Coelho!
"Me tira o tubo!"
Grande abraço!

 

Postar um comentário

<< Home