Tarifas II
O Brasil adora copiar o que vem de fora mesmo, e pega cada exemplo...
Entusiasmado pelos protestos da França os estudantes mais uma vez limitam seus papéis em protestos a desordem, confusão e caos, ao invés de estar sugerindo, propondo e discutindo formas de resolver o problema, agindo de maneira a cumprir o papel intelectual que a sociedade espera deles.
Entusiasmado pelos protestos da França os estudantes mais uma vez limitam seus papéis em protestos a desordem, confusão e caos, ao invés de estar sugerindo, propondo e discutindo formas de resolver o problema, agindo de maneira a cumprir o papel intelectual que a sociedade espera deles.
A solução, como sabem todos, insinuei eu e apontou Erickson, é a desburocratização do sistema de transporte com o fim do "cartel de tarifas" e a entrega desse serviço nas mãos da iniciatica privada. Dessa forma a competição permitirá a cada um escolher o que lhe convém fazendo a razão entre a qualidade e o preço, extinguirá algumas pragas pelo movimento natural da economia e impulsionará os empresários a investirem no negócio produzindo redução de custos ou melhoria do serviço.
6 Comments:
Isso obrigaria a introdução de mais veículos [ônibus] nas ruas, o que aumentaria a poluição gerada pelos mesmos e, consequentemente, contribuiria ainda mais para a destruição da camada de ozônio. E sabe porque eu digo isso? Porque nem todas as empresas tem ônibus para todos os destinos. O ônibus que eu pego pra o colégio, por exemplo. A passagem custa[va] 1 real [1,10 agora]. Se isso fosse pára as mãos da iniciativa privada, aonde esse preço iria parar? Não há nenhuma outra empresa que faça essa linha, apenas essa [Metropolitana, se não me engano], ou seja, não haveria concorrência, e, consequentemente, não haveria motivos para uma redução dos preços.
Já para o caso de todas as empresas colocarem carros para todas as linhas, chega ao ponto que eu citei mais acima.
E para isso, qual a solução?
Veja Luca, em primeiro lugar isso não obrigaria a nada ok?
Eus ei que nem todas as empresas tem ônibus para os mesmos destinos. Se isso fosse para as mãos da iniciativa privada provavelmente chegaria outr ônibus para concorrer e com certeza não seria um ônibus grande porque isso gasta dinheiro. Com a redução de seu número de passageiros o ônibus que você pega agora ia passar menos e por aí vai
tchau
Luca, tenho plena certeza que você não é o único usúario de trasporte público dessa linha de ônibus que te leva até a escola. Até mesmo se fosse o único usuário essa linha já teria sido extinta. Aliás se fosse tão raro uma pessoa usar essa linha de ônibus ela nem existiria. Bom o que quero dizer é que se houvesse concorrência no que diz respeito ao transporte os preços das passagens cairiam justamente por causa da CONCORRÊNCIA. Com relação à poluição, creio que esse aumento de veículos nas ruas não seria tão significativo para a destruição da camada de ozônio...não sei porque... me parece uma idéia tão distante quando paramos pra pensar em outros grandes tipos de poluição.
Sou pela prestação de serviço de qualidade a população: pública ou privada. Quando pública entra na mesma precariedade que impera em todas as áreas. Quando privada na exploração, apesdar de obter subsídios públicos também, elevam custos para a população.
Entretanto, algumas poucas capitais, os serviços são privados e de qualidade: frota nova, engenharia de trânsito adequada, o mínimo de segurança garantida, conforto,pontualidade, etc, pelo mesmo preço de passagens pago em Recife, por exemplo.
Você está certo em discutir esses temas.
corrigindo:
"apesar"
Acho que, sendo privado, não deveria ter subsídios do governo sem o contraponto de uma meia passagem para os estudantes, por exemplo.
Postar um comentário
<< Home