sexta-feira, maio 05, 2006

Rumo a Lugar Nenhum

Os antigos gregos já cantavam e suspiravam uma certa Idade de Ouro. A esperança de um mundo melhor está presente em várias culturas e filosofias. Seja em uma era profética, no pós-morte ou logo ali; esse sonho é norte de muitos, por aí traçam sua vida e rumam.
Quando não embasados em fé e nem calcados em uma realidade sobrenatural, mas apenas explicando-se (ou tentando se explicar) em termos de raciocínio lógico e mundo material esses sonhos são reconhecidos, pelo bom senso, como utopias. Utopia significa "lugar nenhum", e é sinônimo de uma perfeição inalcançável.
Acreditar - mesmo sabendo falso - e caminhar é, costuma-se argumentar, pelo menos progredir e chegar mais perto do ideal, da perfeição. Porém, não há de ser perfeito se não é; já se carrega o tremendo defeito de não existir.
É, então, a utopia uma mentira, e a mentira é variedade, é porta larga (assim como a verdade é unidade, porta estreita), cada enganado vai para um lado, mas todos caem em abismo. E é conhecidamente falsa; segue então que seus apologistas são perversos por seguirem propositalmente a mentira e, ao mesmo tempo, insanos por caminharem, também propositalmente, rumo a lugar nenhum.
É isso que vemos, esses camaradas são capazes de mentir, acreditar na mentira, e chorarem por ela! Pela mentira de um mundo mais livre, o ferro da guilhotina desceu indiscriminadamente; pela mentira de um mundo mais justos contam-se os mortos aos milhões; pela de um mundo mais belo outros tantos.
Antes a cruel realidade que a insana crueldade dos "sonhadores".

4 Comments:

At 3:49 PM, Anonymous Anônimo said...

Só tem compromisso com a igualdade e com a fraternidade quem tem compromisso com a Verdade. Mas intuir e pensar construir o melhor não é um erro; assim não haveria evolução humana - seria, pura e simplesmente, a morte discernimento.
O "melhor" não é o mais cômodo, o mais agradável, o mais prazeroso. O "Melhor" é o Certo, o correto.
A utopia acaba contendo um sentido de "melhor" no discernimento de que trilha os caminhos da inverdade, que vão dar no velho abismo onde incontáveis pessoas se afogam e já se afogaram no nada.
O que nos resta é aprender a conviver, cheios de força e esperança, da MELHOR forma com os utópicos e com os hipócritas.

 
At 1:15 AM, Blogger Santa said...

Meu querido Luiz Augusto,

O texto está ótimo! Estava certa que tinhas desistido do blog. Entro e tenho a impressão que ainda está blogando. Ou não?
Njs

 
At 8:40 PM, Blogger Santa said...

"Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça..."
Mário Quintana

Desejo que 2007 seja o grande ano de sua vida...Bjs

 
At 9:40 AM, Anonymous Anônimo said...

Ola Sr. Luiz Augusto. Tudo bom?

Estou procurando uma forma de contato com voces a partir do blog, mas nao encontro seu e-mail. Eu sou Paula Albocino, trabalho para a escola de ingles online Englishtown www.englishtown.com.br
Eu gostaria de sugerir um texto para o site de voces. Meu e-mail eh Paula.albocino@englishtown.com
Por gentileza, envie-me seu e-mail para que eu possa entrar em contato.
obrigada,
Paula

 

Postar um comentário

<< Home