Vivendo e Aprendendo
Aulas. É sempre interessante observar como pipocam comunistas nos grandes colégios de alta classe média. Se há algum acerto em Marx, com certeza é quando diz que o capitalismo fomenta a própria destruição. A burguesia paga bons salários a professores que incitam nos estudantes o ódio a ela e ao sistema que permitiu seu progresso. Enquanto isso os papais da classe média sempre estão dispostos a pagar para que seus pimpolhos aprendam a jogar no mato os valores que embasaram a nossa civilização e dos quais deveriam ser os mairoes defensores.
Tremendo desgaste diário Os professores vermelhos atacam cada um de seu lado: de História aclamam Marx como o gênio que soube redesenhar a perspectiva pela qual víamos o passado; de Geografia se referem aos EUA como Grande Satã; de Português recomenda a leitura de Caros Amigos como revista séria e neutra; de Biologia nos mostra toda a riqueza da natureza e conta uma história para nos convencer que tudo vem de uma evolução cega.
Algumas vezes a coisa é tão séria que parece ser problema de sanidade mental: um professor de Matemática quis nos mostrar que tudo era relativo através da soma 1 + 1 - ele disse que era 2, mas podia ser 10 (binário)!
Um professor porém alerta: "Não se envolvam com o que estão estudando. Isso que vocês vêem aqui, vocês não vêem por ser verdade. Vocês vêem porque é disso que vocês precisam, é isso que eles esperam de você."
O estudo deixou de ser um tributo à verdade, de ser instrumento para a nossa perfeição. Agora é oleiro que nos molda para nos acomodar em algum canto.